sexta-feira, 18 de março de 2011

Sistah mo respect!

Na estreia do nosso blog, temos a honra de entrevistar a grande Juliane Rodrigues mais conhecida como Sistah mo respect, Carioca com raízes nordestinas, Que vem desenvolvendo um trabalho muito bacana e se destacando na cena underground brasileira.

1-Como foram seus primeiros contatos com a música? e quais foram as suas primeiras influências?
Meu primeiro contato com a música Foi nas rodas de capoeira que eu ia com o meu pai, ele também fabricava instrumentos como berimbau e atabaque em casa, depois ele virou compositor e eu fui acompanhando esse processo todo.
Sempre gostei de escrever, aí conheci o rap e vi que podia transformar as minhas poesias em música.
Minha primeira influência foi a Flora Matos, quando comecei a trocar idéias com os amigos dizendo que queria fazer rap, um velho amigo me disse para eu ouvir os sons dela por que ele sabia que eu ia me identificar com o estilo.

2-Você já foi locutora de um programa de radio, como isso influênciou na sua música?
Eu fazia o programa junto com os vocalistas da Banda Afro Reggae Ando e LG e com eles eu aprendi muito mesmo, eles sempre me mostravam músicas boas, foi muito importante a convivência com eles.

3-E seus trabalhos e projetos atuais?
Atualmente e trabalho no RedBull Favela Beats onde auxilio o Sany Pittbull Grand Master Raphael e DJ Nino nas aulas de DJ.
Estou num bom ritmo, escrevendo bastante, aproveitando a minha nova parceria com o Dub Movement e agora to investindo na minha nova família que é a minha banda.

4-O que você houve em casa atualmente? quais estilos se destacam no seu gosto?
Nesse momento do meu ipod tem John Legend, Erikah badu, Morgan Heritage, Tippa Irie, Jahdan Blackkamoore, Aloe Blacc e o que nunca sai Damian Marley. Todos esses tem técnicas vocais incríveis e eu aprendo muito.
Eu digo que o meu estilo musical é Favela music e musica negra em geral. Mas o que eu mais gosto mesmo é o reggae.

5-Como se dá o processo de composição de suas músicas?
De várias formas, sempre escrevo várias frases no dia, dependendo do tema da que eu mais gostar vou desenvolvendo dali, às vezes junto coisas antigas com coisas novas, tem dias que sai uma música inteira, mas tudo o que falo tem um alto teor de realidade, são coisas que realmente vivo ou que vejo acontecendo próximo a mim.

6-Quais as características que você mais destaca em seu trabalho?
Acho que é o meu respeito e amor pela favela, e na minha concepção consigo misturar bem a minha influencia do reggae, rap e ragga no meu som e dizem que a minha voz é legal e eu acredito (RS) e agora to reproduzindo o que me falam por aí hehe.


7-Com quem você já se apresentou? E quais os eventos musicais que você já fez parte?
Fazer participação em shows não costuma rolar por que a única musica que tenho em parceria com alguém é a música É Quente, minha e do Mc Priguissa (RN) produçao do Interferencia e ainda não foi lançada. Mas Já dividi o mesmo palco com mc marechal, ponto de equilíbrio, nathy mc, MC Funkero, Jr. China, Victor Bhing I, Dughettu e por aí vai são muitos...
Já cantei na traDicional Batalha Do Real, Festival Rio Sound System (2010/2011), Meeting Of Favela que é o maior multirão de graffiti da América latina (2009/2010), Casa Da Nike 6.0, Festival Da UNE...

8-Quais os planos para o futuro? Algum lançamento de disco/ep programado?
Estudar sempre, tentar focar na disciplina por que sou muito lenta (RS) e Evoluir com a banda.
Por enquanto to experimentando, estudando vários ritmos vindos do gueto, me descobrindo NE, ainda não penso em lançar cd e nem ep, vou fazendo as musicas e lançando na net, isso tem funcionado bastante.

9-Como você vê a cena DUB/REGGAE/SOUNDSYSTEM atualmente no Brasil?
A cena do reggae em geral é legal, é pequena mas sobrevive, agora as outras vertentes são mais underground a massa ainda não assimilou mas a cada dia que passa ta crescendo mais e eu fico muito feliz de acompanhar e fazer parte dessa evolução.

10-Deixe uma mensagem para todos que caminham por esse lado mais underground da musica brasileira...
Busquem sempre a sua originalidade, acho isso fundamental. Quando se tem talento e luz conseguimos passar de qualquer barreira de gênero musical e ir alem.
E nunca esqueça de agradecer a Jah por tudo. In Sistah .
Fica a dica.
http://soundcloud.com/sistahbr

Faça o download da faixa "Terraço" produção Dub Movement + Sistah mo respect

Download MP3  Clique em salvar

Video clipe de Terraço


4 comentários: